Pular para o conteúdo principal

Adaptação da Escola

Esse texto eu escrevi no início do ano passado! Mas, como tenho costume de escrever à mão demorei para passá-lo para o computador. Bom, mas o assunto está super atual. Muitas mães estão preocupadas com a adaptação do filho na escola. Tudo que é novidade nos deixa nervosos, mas com a ajuda da escola e com paciência a gente chega lá!
Que você tenha sabedoria para enfrentar o choro do seu pequeno. Vai dar tudo certo!

"Esse ano eu e meu marido decidimos que estava na hora da Laurinha ir para a escola. Ela completa 3 anos em abril e já dava sinais que estava entediada de ficar em casa só comigo, a alegria dela era ir para um parquinho cheio de crianças. Por sorte, uma amiga do Bruno abriu uma escola na nossa rua esse ano. Então, foi mais um indício que seria a melhor coisa para ela. Pensando em como seria a adaptação resolvemos colocá-la no final do ano passado na colônia de férias. Confesso que no primeiro dia eu fiquei nervosa só de pensar na reação da Laura, mas para meu espanto ou alegria ela me deu tchau e foi direto para o parquinho. Isso, se repetiu na colônia de férias de janeiro e, então, eu achei que não passaria por aquela choradeira que a maioria das mães tanto sofre.
Porém, foi no início das aulas que a Laura, não sei porque, decidiu regredir. Começou a chorar, ficar nervosa e não queria que eu fosse embora. Por duas semanas eu a levava pra escola e quando ela distraia eu sumia, como num passe de mágica. Veio o carnaval e ela ficou uma semana sem ir para escola e no retorno eu ainda estava com o coração apertado, porque sabia que quando eu fosse embora ela chorava, tudo bem, a tia falava que ela logo parava, mas a gente não quer ver o filho chorando pela nossa ausência. Então, depois de conversar muito com ela e explicar que a mamãe iria voltar para buscá-la e com a ajuda da escola, decidi que iria deixá-la e me despedir, mesmo com ela fazendo o maior escândalo.
E assim foi feito no retorno após o carnaval. Na segunda-feira eu sai da sala de aula com ela aos berros.  Fiquei pensando: “Será que ela vai me odiar? Será que ela realmente acha que não volto? Depois de me convencer que o amor não havia acabado, me mantive firme e me despedia dela com o coração na mão e quando voltava para buscá-la, me alegrava ao ver aquele sorriso lindo vindo em minha direção.

Hoje, quinta-feira, para minha alegria fui deixar Laurinha na escola já preparada para mais um dia de choro, mas para minha satisfação ela entrou na sala, me deu um beijinho e eu disse que voltava. Ela fez que sim com a cabeça e ficou quietinha. Saí com a sensação de dever cumprido, que esses dias que eu a deixei chorando não foram em vão e que sempre expliquei que voltava para encontrar com ela. Sei que esse só foi o primeiro dia, que podem haver recaídas, mas foi mais um passo para uma nova conquista da minha filha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta para a bailarina

Minha filha, esse fim de semana te arrumando para a sua primeira apresentação de balé pude perceber mais uma vez a passagem do tempo. Te ver tão empolgada com a novidade de dançar num palco, me fez pensar numa máxima que toda mãe se pergunta depois do nascimento dos filhos.  O QUE VOCÊ DESEJA PARA O SEU FILHO? Bom, eu espero sinceramente que você viva!! Não fique esperando o momento certo de tudo o tempo todo. Às vezes, se lançar ao desconhecido, assim como faz a bailarina num salto, pode ser recompensador.  Sobre ser feliz, não se preocupe! Você será! Mas, a felicidade nem sempre vai estar ao seu lado, a tristeza também te fará companhia em certos momentos, mas ela é um sentimento que te fará refletir e aprender, para depois voltar às batalhas do dia a dia. Assim como a bailarina, surgindo no palco linda e ao mesmo tempo com vigor e determinação para poder mostrar que todo o esforço e dedicação dos ensaios valeu a pena. Sentimentos ambíguos são tão importantes quanto o d

Dia a Dia

Gente, essa história de ser mãe, dona de casa, esposa e blogueira não está sendo fácil. E olha que eu abri mão do meu trabalho faz uns 15 dias. A Laura está crescendo tão rápido, tenho tantos assuntos e novidades, mas ela "pede" a cada dia mais atenção. Agora, ela quer brincar, e precisa de mais cuidados. Já está rolando, coloca tudo na boca e quer novidade todo dia. Já "conversa" com a gente, está almoçando e jantando e adora água de coco. Trocar fralda já foi uma tarefa fácil, agora, ela quer comer a fralda - limpa ou suja - come o creme, o pacote de lenço umidecido, além de não parar quieta. O tempo está passando e acho que apesar da dificuldade que eu enfrentei nos 3 primeiros meses, vou ter muito mais trabalho pela frente. Que venham mais 6 meses!

Meus incríveis 9 meses

Cada fase da criança é incrível! Mas confesso que estou adorando os 9 meses da Laura. Estamos curtindo muito. Ela está mais esperta, companheirinha, já responde a maioria dos nossos estímulos. Os dentinhos já começaram a nascer, e ela como sempre boazinha, não reclama de nada, confesso que pensei que seria horrível o nascimento dos dentinhos. Mas, hoje depois de muitas tentativas e incentivo ela acordou feliz e contente, e batendo palminhas. Sei que pode parecer banal, mas acredite para quem tem filho, tudo que eles fazem é lindo! Então, vou dividir com vocês esse momento que eu consegui registrar com o celular, não sei se a imagem está boa.